Reencontro

Por motivos estratégicos as principais cidades do mundo cresceram na beira do mar ou de um rio. Nova Iorque, Paris, Berlim, Tóquio, Buenos Aires são somente algumas delas. Até o começo do século passado, o transporte marítimo e fluvial era um dos meios mais importantes e baratos de se transportar mercadorias e pessoas entre cidades, países e continentes.

Aos poucos o transporte marítimo perdeu um pouco sua importância em algumas cidades, uma vez que a rota dos navios cargueiros foi se limitando a poucos portos. Mas além da questão estratégica, uma cidade banhada por águas doces ou salgadas tem o seu charme. E quanto mais próximo a região central for esse encontro da cidade com a água, mais interessante ele fica.

Em Nova Iorque, atravessar a ponte do Brooklyn que liga Manhattan ao bairro de mesmo nome virou atração turística. Em Londres e Paris as grandes atrações se dividem pelas margens dos rios Tâmisa e Sena. Já Veneza, Amsterdã e São Petersburgo (a Veneza do norte) encantam os visitantes com os seus canais.

A nossa Porto Alegre é mais uma dessas cidades. Banhada pelo Guaíba, popular Rio, cientificamente Lago, de norte a sul. Na zona central, a cidade é separada da orla pelo polêmico muro construído após a enchente de 1941 para proteger a população no caso de uma reincidência.

É ali também que fica o porto da cidade. Porém, alguns de seus armazéns já estão há algum tempo sem ser utilizados. Com isso nos últimos anos passaram a ser usados para eventos da cidade, como a Feira do Livro, a Bienal do Mercosul e até mesmo na Copa do Mundo de Futebol de 2014, quando aconteceu a primeira versão do Cais Embarcadero.

O muro da Mauá não caiu (ainda) mas aos poucos estamos nos aproximando do Guaíba. Em 2018 foi inaugurado o primeiro trecho da nova orla, que encantou a população e trouxe ainda mais pessoas para os arredores do Gasômetro, para se exercitar: caminhar, correr, andar de bicicleta ou patins, ou para sentar, conversar, tomar chimarrão ou tão somente (somente?) contemplar o mais bonito pôr do sol do mundo. Sem bairrismo.

Para compensar esses dois anos onde tivemos que diminuir nossos passeios pelo mundo e até pela nossa cidade, em 2020 os porto alegrenses foram presenteados com duas novidades. A prefeitura inaugurou o trecho 3 da orla, mais próximo ao Beira-Rio com muitas quadras esportivas e a maior pista de skate da América Latina (voa Rayssa!). E nos armazéns do cais do porto mais próximos a Usina do Gasômetro nasceu o (agora definitivo espero) Cais Embarcadero, um local com diversas opções gastronômicas que promete ser a versão porto alegrense do portenho Puerto Madero. Dois belos presentes para essa jovem de 250 anos. Parabéns Porto Alegre!

gostou? comente!

Rolar para cima