Opacidade

Um farol é composto de luz e de espelhos refletores, que lançam seu facho a longas distâncias. Possui a finalidade de orientação e é utilizado, desde a antiguidade, para sinalizar, aos navios, a proximidade da terra firme. A origem do nome está relacionada à uma ilha, Faros, perto de Alexandria, onde foi construído o Farol de Alexandria, o primeiro a que se tem registro . Mais tarde, surge a figura dos afundadores, homens que construíam falsos faróis, atraindo os navios para afundá-los e depois, saqueá-los.

O século das luzes (entre XVII e XVIII), recebeu esta denominação em virtude do surgimento do Movimento Iluminista, que teve como precursor René Descartes e veio para contrapor-se à Idade das Trevas, período dominado pela religião em detrimento da razão.

A luz se opõe à obscuridade, assim como o conhecimento trava luta contra a ignorância.

Ao longo dos séculos, fizemos inúmeras conquistas e descobertas. Na Grécia dos séculos VI e V a.C., Pitágoras e Aristóteles já acreditavam, empiricamente, que a Terra era redonda, fato comprovado por Fernão Magalhães em 1522. No ano de 1796, o médico inglês Edward Jenner descobriu a primeira vacina, antivariólica. Já no século seguinte, o francês Louis Pausteur ampliou a descoberta, criando outros tipos de injeção imunizadora.

O século XIX foi marcado pela invenção do carro, da fotografia, da anestesia, do método Braile, entre outros. Em 1888 a assinatura da Lei Áurea aboliu a escravatura no Brasil. No início do século XX, as mulheres de diversos países democráticos do mundo organizaram o movimento Sufragistas e conquistaram, finalmente, o direito de votar.

No século XXI, debatemos sobre mudanças climáticas, preconceito racial, feminismo, casamento homoafetivo, bissexualidade, poliamor, xenofobia. Mas, estranhamente, voltamos a conviver com a irracionalidade de séculos atrás: movimentos anti-vacina, a favor da ditadura militar, crença na terraplana, estereótipo do cidadão de bem, apologia ao nazismo, a derrubada de direitos conquistados com muito trabalho e suor, o julgamento baseado na convicção e não em provas e, até mesmo, a volta da figura dos afundadores, atualmente especializados na divulgação das fake news.

A ciência trava batalha não só contra o vírus, mas contra os negacionistas, inimigos do Iluminismo.

Tenho a sensação de que entramos no túnel do tempo e estamos retrocedendo vários séculos, rumo às trevas.

3 comentários em “Opacidade”

  1. Rodrigo Intini Marques

    Excelente texto, Vivi.
    Talvez um dos problemas seja que a maioria deixa a minoria psicopata e narcisista governar por comodismo e também porque os doentes se impõe mais e tem coragem de ir mais longe na contramão.

  2. Um bom texto, informativo, crítico, é como um farol, ilumina as ideias. Vivi, tua escrita é inspiradora.

  3. A evolução tecnológica, baseada nos conhecimentos científicos precisa caminhar com a evolução civilizatória e espiritual, somos tecnológicos, mas incultos e vivemos em estado de brutalidade onde ainda é normalizada a exploração, injustiça, violência e ate as guerras. Excelente texto reflexivo.

gostou? comente!

Rolar para cima