Uma das coisas mais interessantes de uma cidade é a possibilidade de conhecimento que uma caminhada a pé por suas ruas nos dá. Sou andarilho desde a tenra idade. Morei em muitas cidades e aprendi as belezas existentes nelas com o prazer de uma criança com um brinquedo novo. Percorrendo lento e displicente, observador.
Nos últimos dez anos tenho me aventurado por ruas e lombas dessa Porto Alegre que me recebeu. Não contei os passos que dei, nem me lembro dos caminhos que percorri, apenas acho que sempre há mais alguns para explorar. Do Centro Histórico ao Terminal Triângulo, quantas passadas me fizeram mais feliz. Em direção ao Cristal, esticando até Ipanema, de bicicleta e a pé, conjugados, resultou em uma camiseta molhada de suor para ver o sol se por.
Todos os shoppings ao alcance de pouco mais de hora de passeio. Parques e praças que são “descobertas” ao virar uma esquina. Árvores e seus cantos passaredos enchendo meus pensamentos de leveza. O gosto de viajar pela paisagem urbana é quase infinito. Bem sei que ainda tem dezenas, centenas ou mais lugares a ver e me encantar. Não haverá cansaço que me demova.
Uma característica especial da capital gaúcha é ser contornada pelo lago Guaíba (ou será rio?). Conta a lenda que do lado do Gasômetro se vê o mais fantástico pôr do sol de todo o mundo. Mania de grandeza e preguiça dos porto-alegrenses. Segue um pouco o rio/lago, em direção contrária ao fluxo da água e vai encontrar vários outros pontos de observação mais valiosos para o espetáculo. Nunca viram do Pontal do Estaleiro ou da Fundação Iberê. Poderiam assistir calmamente sentados no Clube dos Jangadeiros. Tem a prainha da Ponta da Padre Reus, outro deleite. Nem vou gastar meus verbos e me estender sobre Ipanema e Guarujá, na pista de skate.
Nem gaúcho, nem porto-alegrense, só posso cariocamente instigar a todos para que saiam da sua zona de conforto e conheçam a sua cidade a pé, de busão, de bike, se possível não sozinhos. E se for daqueles que não fazem nada sem carro, aviso que perderá muito do que a cidade tem a mostrar. Bom passeio!