A tradicional publicação dos livros da oficina literária Santa Sede – crônicas de botequim, coordenadas por Rubem Penz, a partir de 2019 serão feitas com a Editora Metamorfose. A parceria representa a união de duas das mais atuantes instituições de fomento à leitura e escrita em Porto Alegre. Segundo Marcelo Spalding, editor da Metamorfose, Santa Sede merecerá status de selo editorial na casa, sob a coordenação de Rubem Penz, quadro do corpo docente no Curso Livre de Formação de Escritores. Desde já, para o segundo semestre, estão confirmadas as edições do décimo livro da série tradicional da oficina, além do sexto dedicado aos mestres da crônica – este ano, Millôr Fernandes.
Criada em 2010 pelo escritor Rubem Penz, a oficina Santa Sede, agraciada com o Prêmio Açorianos de Literatura 2016 na categoria Destaque Literário, traz em seu currículo 14 livros entre edições anuais das turmas e homenagens a grandes expoentes do gênero através de sua Master Class. Algumas de suas principais conquistas vieram com os volumes Maria Volta ao Bar (Buqui, 2014), indicado ao Açorianos de Literatura e Livro do Ano AGES categoria crônica em 2015, e A persistência do Amor (Buqui, 2016), vencedor do Livro do Ano 2017 na categoria crônica pela Associação Gaúcha de Escritores (AGES).
A Editora Metamorfose iniciou sua trajetória em 2015 pelas mãos de Marcelo Spalding. Formado em jornalismo e Letras, mestre e doutor em Letras pela UFRGS e pós-doutor em Escrita Criativa pela PUCRS, Spalding atua como professor, escritor e editor. Já publicaram pela Editora Metamorfose nomes como Jane Tutikian, Airton Ortiz, Ana Mello, Jacira Fagundes, Luiz Paulo Faccioli, Caco Belmonte, Gilberto Fonseca e Vera Veríssimo, além de diversos novos autores oriundos do Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose. A editora porto-alegrense já apresenta mais de noventa volumes em seu catálogo, entre narrativa longa, narrativa curta, poesia, infanto-juvenil, não-ficção e livros para escritores.