4 Marcelo Leal

Casinha no campo

O típico chalé de dois quartos, uma cozinha, uma saleta com uma cristaleira, duas poltronas e duas cadeiras, uma máquina de costura Singer e, no seu exterior, um pequeno alpendre com duas cadeiras de balanço, onde os meus avós ao final do dia de trabalho e antes que ele saia para a ferroviária, conversam e trocam ideias sobre o tempo, se vai chover ou não, se é preciso comprar mais feno e capim verde para Clarabela, a vaca leiteira. E se irão matar uma das galinhas ou um coelho para o almoço dominical. Porco, não. Está destinado para o almoço de final de ano, pois é grande e gordo, serve todas as pessoas da família e ainda sobra. O que sobrar será curado com sal e pimenta para ser aproveitado depois.

A casinha de madeira tem duas janelas envidraçadas, com venezianas verdes,  para proteger o ambiente interno da intensa claridade no verão e do vento minuano no inverno. No outono e na primavera, as venezianas passam o dia todo abertas para que entre o tépido sol. Do seu interior, é possível ver o pequenino jardim de roseiras e camélias cultivadas pela avó Josefa, que também tem muito orgulho da sua horta, onde cultiva alfaces, rúculas, pimentas, manjericão, couve tomates. Ela também cuida do galinheiro, do chiqueiro, dos coelhos e da Clarabela, que é o xodó da família, pois, graças a ela, a família tem leite, manteiga e queijos, que são feitos pelos dois aos sábados. O avô Juan todo dia sai de casa, à tardinha, para caminhar até a estação, na cidade, onde conseguiu um emprego de vigia noturno.

Quando ele chega do trabalho, se lava e vai dormir, e a avó, na cozinha, depois de colher as verduras, lavar, cortar, separar, prepara sempre a mesma refeição, do diário como diz:  salada verde com tomates, batata inglesa ou doce, cozida, e algum pedaço de carne que sobrou do almoço dominical, único dia da semana em que se mata uma galinha ou um coelho e ela prepara uma pasta fresca com molho pomodoro, receita simples da sua família, oriunda da Itália, os Dotti.

Vem dessa casinha no campo, vivida apenas em sonhos, a consciência que tenho de que a vida é simples e feita dos detalhes amorosos do cotidiano.



Descubra mais sobre Oficina Santa Sede

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

gostou? comente!

Rolar para cima