Descaminhos

Há dois caminhos: o dos adultos e o das crianças.

O caminho dos adultos leva adiante sem tempo para muitas reviravoltas. Tempo, que é dinheiro, pode valer tão pouco que toda perda será fome. Então, o adulto segue em frente, firme, convencido de que há pouco espaço para manobras enquanto a sorte não muda. Sonha com a loteria.

O caminho das crianças, por sua vez, leva adiante exatamente através das reviravoltas. É no giro, nas rodas, nos jogos e brincadeiras que elas avançam. Tudo ganha sua atenção, tudo é interessante e tudo é muito mais do que o caminho que aparece à frente. Também parece melhor: uma lata vazia, um caderno aberto, uma vassoura quebrada. Suas loterias.

O caminho dos adultos é necessário, é responsável, é resistente. Não é frio: é pragmático. Não é pessimista: é lúcido. Não é intransigente: urgente, talvez seja. Lá no fundo, pode até haver a vontade de sentar e chorar. Pode existir uma revolta pronta para ser atirada no rosto do primeiro que pisar em seu pé. Há no adulto o cansaço de não ter tempo.

O caminho das crianças, igualmente necessário, é leve, é mágico. Não é pragmático: é lúdico. Não é desorientado: é que há outros interesses permeando a caminhada. O adulto não vê a borboleta que erra as flores para pousar na tampa de uma lata de ervilha que brilha ao sol. Não imagina que o cabide quebrado no meio de outros entulhos se parece com um mastro de navio naufragado. Há na criança um esforço justo na direção do sonho.

A diferença destes caminhos é o adulto e a criança, pois caminham lado a lado o mesmo caminho. Digo mais, é o adulto. Ele que um dia já foi criança e derivou sobre os descaminhos. Quando passar o tempo, e a criança se tornar adulta, talvez tenha, ela mesma, uma criança ao seu lado. E a criança puxará para o lado, com força. Haverá, quem sabe, outra borboleta, outra lata vazia, outro caderno cujas páginas se viram sozinhas com o vento. Uma vassoura quebrada. Um bilhete de loteria do mês passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima