Foi em um verão, entre, talvez, três. Não lembro exatamente em que ano, mas foi ainda neste século.
Talvez tenha sido em uma vez que cruzamos o estado de leste a oeste, de Porto Alegre a São Borja, passando por Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Depois, de São Borja para sudoeste a Uruguaiana. E rumo leste novamente, mas não sem antes passar pela Fronteira da Paz, isto é, Livramento e Rivera.
Ou talvez tenha sido alguma vez que fomos direto para Livramento e Rivera. Não consigo dissociar as cidades.
Ou será que foi uma vez que fomos de ônibus de Porto Alegre a Montevidéu, e na volta pegamos uma linha uruguaia que nos levou de Montevidéu a Rivera, e, consequentemente, Livramento?
Não lembro exatamente em que ano, mas foi ainda neste século. Não lembro exatamente em qual passeio, mas foi em Livramento.
Encantam-me Livramento e Rivera. A cidade sul riograndense na sua, digamos, bagunça de área central, que me lembra as ruas de comércio popular do centro de Porto Alegre. A cidade oriental que me lembra Montevidéu, se bem que ainda mais pacata que a capital uruguaia.
Nesses giros sempre nos hospedamos no Hotel Verde Plaza. Fica no lado brasileiro, a duas ou três quadras da linha no chão que indica a fronteira entre os países. Em algumas dessas hospedagens nos alojaram em quartos em andares altos. Bom para observar a região. Bom para fotografar.
Assim, foi em um desses passeios, em um verão, que uma tempestade se formou enquanto estávamos por lá. Era noite. Relâmpagos se manifestavam antes da chuva. Eu registrava a paisagem noturna. Uma série de fotos, graças à facilidade da tecnologia digital. Este é o meu processo: fotografar com câmera, descarregar as imagens no computador, subir as imagens para a nuvem. Talvez eu e o meu processo tenhamos parado entre o final da primeira década e o início da seguinte deste século. Depois o software gerenciador da nuvem realiza seus próprios processos. Satura, desmatiza, cria animações.
Não sei quanto tempo depois, possivelmente um ou dois dias, esse software me surpreendeu. Criou uma animação com os raios da sequência de fotos. Eu ainda não estava acostumado com aquilo. Encantou-me.
Foi em um verão.
Foi como se eu tivesse meus próprios relâmpagos.

