Na mitologia nórdica, Thor é o deus do trovão e tempestades, filho de Odin, símbolo de força, proteção e coragem. Com seu martelo mágico Mjölnir, Thor seria capaz de invocar e controlar relâmpagos, diz a lenda.
Em meus devaneios, certa vez criei na minha cabeça como seria se Thor viesse morar no Brasil na sua aposentadoria. Onde ele escolheria morar? Vejamos o que eu poderia sugerir a ele.
Caso optasse pela região Norte, imagino Thor vivendo na cidade de Manaus, tomando o refrigerante Baré e comendo tambaqui com farinha. O noroeste de Manaus é conhecido por ser a região brasileira com maior densidade de raios, bem no meio da floresta amazônica. Perfeito para Thor e seu martelo.
Porém, suspeito que o calor escaldante da cidade seria árduo mesmo para este deus poderoso. Suportaria ele a sensação térmica de 40ºC à sombra, coisa bem típica na maravilhosa Manaus?
Mudemos de região: Nordeste. Sim, as belas praias de Fortaleza com certeza encantariam o filho de Odin. Já vejo os longos cabelos loiros com tranças nagô, curtindo a maresia na praia de Canoa Quebrada de dia e à noite conhecendo a vida noturna da famosa Broadway.
Mas Thor pode não se encontrar totalmente em casa. Apesar das paisagens paradisíacas que ele nunca deve ter presenciado em Asgard, pode sentir falta de uma vida mais urbana onde possa salvar a humanidade destruindo prédios arranha-céu, quando der vontade.
Pensei então em São Paulo, a cidade que nunca dorme. A grande Sampa pode lembrá-lo das aventuras já vividas, milhares de viadutos, metrô lotado, trânsito caótico, rio Tietê poluído….
Definitivamente, acho que não vai durar dois dias na cidade de pedra.
Ah, mas na mesma região Sudeste temos o Rio de Janeiro, é claro! A mistura de uma cidade urbana com belas praias, Pão-de-açúcar, Lapa, Jardim Botânico e lógico, o Cristo Redentor, imponente olhando para a Baia de Guanabara. Thor vai amar. Com certeza poderia se divertir indo ao Maracanã em dia de Fla-Flu.
Antes da decisão final, porém, indicaria à ele fazer o eco turismo de Bonito no Mato Grosso do Sul, que vale muito a pena e também sentir um pouco de calor com baixa umidade, característica marcante de Cuiabá, duas cidades da região centro-oeste.
Foi aí que me ocorreu, há uma região que não posso deixar de apresentar ao nosso herói: O Sul do Brasil.
E especificamente, o Rio Grande do Sul. Thor poderia sentir falta do frio? Temos as serras gaúchas. Cidade urbana, com vida noturna farta? Porto Alegre. Praias? Se não queremos esticar até Santa Catarina, temos várias por aqui: Torres, Tramandaí, Capão da Canoa, entre tantas outras.
Alto, loiro, olhos azuis. Estou retratando um típico alemão gaúcho, ora! Thor se sentirá em casa, tenho certeza. Até o mate de toda hora ele vai gostar.
Que errejota que nada, Thor vai se encontrar aqui no Sul. O deus de Capão.

