A preparação para o vestibular e para o ENEM costuma promover amizades. Os jovens reúnem-se, ora na casa de um, ora na de outro, com o objetivo de estudar para vencer esse monstro de duas cabeças, terror dos que buscam a Universidade.
São estudantes. Pensam no futuro e o condicionam à superação da prova que avalia a aprendizagem dos primeiros nove anos de bancos escolares. Matriculam-se em cursos preparatórios, enquanto, na retaguarda, familiares invocam a ajuda de anjos e santos, num panorama de inquietação e ansiedade.
Mas, as baladas também reúnem os jovens e formam amigos. Só que o objetivo comum, aí, é o entretenimento, o divertimento. Muitas vezes, encontros acompanhados por álcool ou outras drogas, promotores do prazer fugaz que se esvai com a ressaca e acarreta a insatisfação, a angústia. Então, a preocupação dos familiares é de outra natureza.
Nos dois casos, quer nas reuniões de estudo, quer nas festas, o alicerce para a construção do caráter desses jovens são os valores cultivados por suas famílias. Este é o farol que deve nortear suas vidas: a confiança nos valores que permanecem.
Descubra mais sobre Oficina Santa Sede
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.