Tempos antigos

Fazer uma caminhada pelo Centro Histórico de Porto Alegre é nada mais, nada menos, do que um prazer. A cidade que vai completar seus 250 anos é cheia de maravilhosos prédios antigos.

Quase 10 horas da manhã. Hoje resolvi andar pelos arredores da Praça da Matriz. Brincando comigo mesma, faço de contas que estou no século XIX.

Começo pela minha roupa: a calça jeans vira uma saia rodada, tendo por baixo uma anágua a fim de criar volume. Minha blusa é de cambraia com babados e rendas.

Estou parada em frente a uma construção de bela e rara arquitetura, pintada em rosa e branco; espero o cavaleiro que irá me acompanhar. Ele chega e deixa seu cavalo nesta que é usada como estrebaria.. Geminado, está o Palácio do Ministério Público, também pintado na mesma cor. Ele tem o codinome de Forte Apache.

Caminho até a Praça da Matriz. Escolho um banco e sento na frente do Theatro São Pedro. Agora é noite e hoje tem concerto.

Carros pretos (que aos poucos estão substituindo as carruagens) vão chegando; pessoas muito bem vestidas no saguão iluminado. Ouço o burburinho das conversas. Mais tarde ouvirei, também a música.

O sol quase a pino faz com que eu acorde deste devaneio. Despeço-me das roupas imaginadas quando ouço os sinos da Catedral. Meio-dia, hora de voltar.

gostou? comente!

Rolar para cima