2 Phil Devries

Lâmpada

O jantar em família é interrompido inesperadamente por um apagão no bairro.

Um dispositivo automático com acumulador de energia, previamente instalado na sala, acende uma lâmpada, não a deixando completamente às escuras. Motivo suficiente para que Thomas, o anfitrião, exalte a figura masculina como responsável por todos os inventos ao redor do mundo, dizendo:

− Um troglodita deve ter descoberto como fazer o fogo e acender uma fogueira para aquecer e iluminar sua caverna durante as noites. Depois, o homem inventou a vela, a lamparina com um pavio embebido em óleo fóssil ou gordura de baleia, o lampião… até que, finalmente, Thomas Édison inventou a lâmpada. Não se pode imaginar como o homem moderno viveria sem essa maravilha! Um dispositivo simples que transforma a energia elétrica em luz, tendo hoje variações – fluorescente, led, neon e tantas outras que iluminam e embelezam nossas cidades durante a noite.

A “aula” é interrompida com a intervenção da esposa de Thomas, que disse em bom tom:

− Deverias mencionar que a invenção do teu xará só foi produzida com a intervenção de sua mulher, quando, numa madrugada de mais fracassos devidos às explosões, ela o chamou de “cabeça oca” e lhe disse que deveria ir dormir e descansar.

As lâmpadas explodiam porque o ar no seu interior aquecia, lembrando Édison de extraí-lo, deixando-as ocas.



Descubra mais sobre Oficina Santa Sede

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

gostou? comente!

Rolar para cima